ATENÇÃO: CONFORME AS NOVAS NORMAS DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO, EM 2018, MONGE E MONJA SÃO NOMES DADOS APENAS A RELIGIOSOS DE CLAUSURA PAPAL NA VIDA CENOBÍTICA, RATIFICO QUE NOS ARTIGOS QUE SE REFEREM A EREMITAS COMO MONGES, FAVOR DESCONSIDERAR, EREMITAS SÃO RELIGIOSOS DIOCESANOS, OU APENAS EREMITAS SE FOREM AUTÔNOMOS OU COM VÍNCULOS A MOSTEIROS.
Padre Frei Alberto E. Certo, O.P.“Regra para Eremitas, tradução do espanhol Ir.Gema
(ESTE TEXTO NÃO É UMA REGRA GERAL PARA OS EREMITAS, E SIM UMA FONTE DE REFERÊNCIA, PARA OS QUE DESEJAM MAIS ORIENTAÇÕES E LUZES PARA SUA VIDA INTERIOR)
Para aqueles que vivem em toda parte. No mundo ou fora dele muito para além e , em qualquer momento… Ao LEITOR : Se têm a oportunidade de deixar este mundo e seguir o Senhor. Não hesite um momento. Não fique olhando para o que está por trás na estrada, e não o seu sonho de fantasia, fantasmas de um futuro que não é, e certamente nunca será. Deixa – te aventurar , no entanto , nos caminhos da Eternidade , que já estão à sua disposição. Não só não estão longe , mas , neste momento, eles se abrem para você. Talvez você pensou que iria chegar a uma vida melhor dos que se deslocam de lugar ou fogem do tempo. Nada disso . Aqui você vai encontrar um pequeno caminho para você penetrar o momento e o lugar onde você está e passar para outro patamar.
Não perturbe seu passado. Não se preocupe com o amanhã . Você está apenas aqui e agora com o Senhor. É Ele quem vos chama .E você não quer saber de mais nada. Não perca em melindres e não te distraias em seu próprio labirinto. Não racionalize procurando razões para escapar do caminho do Senhor. Não contemple miragens deslumbrantes de um mundo que perece .Aqui vamos tentar não cair no abismo da morte. Aqui pedimos ao Senhor da Salvação … Nós não pretendemos dar lições , mas para aprender a abrir as portas largas para o Salvador .Abra estas páginas e reconhecendo nelas uma dica. Uma espécie de convite para subir muito mais alto. Eles são apenas um ponto de partida
I PARTE
Comportamento e atitudes do dia
1 . Para começar o dia, armar-se , o leitor , com o sinal da Cruz e consagra-lo , todo inteiro , em uma breve cerimônia (costume santo) ao Senhor.
2. Explicitamente renuncie, com uma breve jaculatória a qualquer vaidade ou distração durante o dia. Faça o propósito sincero de não se afastar do Senhor. Lembre-se da sentença de São João da Cruz que nos ensina que Deus é o único digno do pensamento humano.
3. Peça , por fim, com orações e invocações, a graça da contemplação e da perseverança.
4. Saiba que o diabo vai tentá-lo com muitas distrações ou ocupações disfarçado do bem . Apure , com vigor , esses enganos e não viva dissipado, mas recolhido e avisado. Peça ao Senhor o dom de discernimento e de buscar a paz . Seu principal ascetismo (combate consigo mesmo) será o silêncio.
5. Não por muito tempo me esforço a alcançar melhores resultados. Combater a ansiedade que oprime e ainda permanece , ouvindo o silêncio interior . O Senhor não quer os seus cargos e aptidões externas , mas a pessoa inteira. Não perca tempo .
6 . O mundo , no qual ele interpreta peregrinação, assemelha-se ao caos. A maioria dos homens , nos centros urbanos , vivem em desordem e desarmonia. Não tema, nem se deixe envolver por nenhum laço. Não se detenha em nada que seja passageiro.
7 . A mão esquerda não deve saber o que a direita está fazendo. Passe o dia no esquecimento de si .
8 . Lembre-se que quanto mais se é grande, maior o incômodo. Com a ajuda de Deus vai superar qualquer assédio. O Verbo de Deus na estreiteza e falta de compreensão deste mundo, em sua humilhação e obediência, nada perdeu , mas é exaltada grandeza.
9 . Fique à vontade. Pare e descanse . Não faça uma coisa atrás da outra com a precipitação . Permita que seu ônibus passe ! Não corra atrás de qualquer coisa. Vire-se para fechar suavemente as portas ao passar por elas, é como aprendem os Cartuxos em seu noviciado , não deixar bater com um golpe , mas articulando todo mecanismo de abrir. A cada passo descobrir o silêncio.
10 . Pare muitas vezes os seus movimentos. Respire fundo e invoque o Senhor , antes e após cada etapa. Sossegue . Não se apresse a falar ou responder .
11 . Não se apresse para fazer isto ou aquilo . Antes de qualquer trabalho ou esforço dizer uma breve oração . Desconfie de suas próprias urgências.
12 . Seja firme em suas convicções , mas sempre disposto e pronto para abraçar a verdade .
13 . Trabalhar em silêncio, sem dizer o que faz . Não procure o reconhecimento ou aplauso . Aceitar o que a Providência prepara em tudo o que diz respeito às suas ações.
14 . Saiba, em tudo o que empreende , a sua verdadeira pátria é o céu e agora o mistério está no exílio . Mas não se esqueça que de encontrar o céu na sua alma. Seu espírito se antecipa a eternidade .
15 . Não se estabeleça nem se prenda a um horário rígido . Aderir a uma horário harmônico que pode facilmente se adaptar. Também olhar para a beleza na sucessão das horas.
16 . Tente trabalhar com as surpresas , isso é: o inesperado. Não desvaneça diante dela. A vida contemporânea está cheia de coisas que não espera. Às vezes, estas são as ciladas do demônio a perder o equilíbrio em seu caminho. Ignorar ou ser incomodado, tudo passa. Continuar como se nada tivesse acontecido , habitando no silêncio de seu próprio interior . Cultive a paz .
17 . Aprenda a viver , em poucos minutos , ou talvez em poucas horas ,o que outro vive o tempo todo. Isto é : solidão , isolamento, recolhimento … Ser monge por um dia. Aproveite os momentos e o pôr do sol . Descubra no passar das horas e nas paisagens, na música e em todas as manifestações de beleza , a profundidade de sua verdadeira solidão interior .
18 . Tem-se dito que o verdadeiro homem é o do verdadeiro dia isto é :do dia eterno . Ele é capaz de viver uma vida em um único dia. Talvez porque todas as suas jornadas são as de sempre. Oriente o seu caminho, caro leitor e peregrino, para o seu último dia. Cada momento lhe entregará para a Eternidade.
19 . Você vai aprender a prolongar os momentos privilegiados , quando o tempo é atravessado verticalmente. Assim , a Santa Missa, como toda a celebração Litúrgica que participou. Mesmo aqueles que estão longe, no tempo e no espaço. Una-se no interior ,`a vida que não pode ver , e que no entanto, exige a sua oração e a sua vigília.
20 . O mesmo em momentos de silêncio e de recolhimento . Especialmente descobrir o mistério religioso da noite e fazer o seu próprio deserto nessas horas.
21 . Note-se que assegurar noite pode ser melhor do que se esconder no fundo do deserto .” Solidão, disse André Louf – era uma parte do mundo que serviu o eremita de ser no universo”. A parcela que agora pertence a ele é o tempo. Vigie e vele , de acordo com a sua capacidade , e planeje a sua vigília em todas as horas .
22 . Tenha em mente o que Santo Isaac , o Sírio ensinou: Se um monge, por razões de saúde , não pode jejuar, seu espírito pode, por vigílias individuais, obter a pureza de coração e aprender a conhecer plenamente o poder do Espírito Santo . Somente aqueles que perseveram nas vigílias podem compreender a glória e a força que se esconde na vida monástica.
23 . Fique acordado através de frases curtas . Pratique a Leitura Espiritual e , se possível, reze diariamente , todas as horas do Ofício Divino .
O leitor deve observar a sua posição em relação ao mundo , depois de ter deixado tudo a Deus. A formulação exata é : deixou -se a si mesmo, para responder ao chamado do Senhor, que é a sua vida . Antes de qualquer outra decisão se prostre para adoração. Esta ação reconhece a primazia da contemplação. Agora, com esse abandono, siga o seu caminho e observe :
24 . Não se estabeleça em nenhuma época e em nenhum lugar. Renunciar fortemente a qualquer forma de poder, mesmo quando parecer conveniente ou sob o pretexto de contribuir para as obras apostólicas . Despojar-se de todos os meios e apresentar-se no Nome e da Palavra de Deus . Não se sirva de nenhuma amizade, nem use para seu interesse.
25 . Não habitar espiritualmente nenhum lugar de transitório. Os cristãos vivem no mundo, mas não são do mundo … Os cristãos vivem passo a passo na vida corruptível, enquanto aguarda os Céus incorruptíveis ( Ef Diogn . VI.3 e 8) , habitam suas próprias pátrias como estranhos … Toda terra estrangeira é para eles pátria , e toda pátria , terra estranha (Ibid. V.5) . Ser portanto peregrino no deserto deste mundo.
26 . Deixe tudo no Senhor. Abandonar tudo o que é consequencia de suas idéias . O que caracteriza o deserto interior é o abandono total no Senhor. “A Apatheia, Cristã – disse Hans Urs von Balthasar – é o oposto de uma técnica feita para proteção contra o sofrimento, é o puro abandono ao amor eterno, além do prazer e da dor “. Negligenciar previsões e preocupações. Péguy disse que o não é maior pecado as inquietações do que a preguiça.
27 . Renúncia de qualquer poder neste mundo , é armar-se com seu próprio trabalho . Kopos a mesma palavra usada por São João (Jo 4,38 ) e São Paulo ( I Coríntios. 3.8) para descrever as dificuldades e trabalhos dos Apóstolos é usado nos ensinamentos dos Padres do deserto para expressar os trabalhos espirituais do monge.
28 . Deixar qualquer compromisso com o poder deste mundo implica , naturalmente, estar disponível para a contemplação que é a única obra de Deus.
29 . O peregrino não deve temer a luta, mas a confiar na graça do Senhor , com humildade e paciência. Tenha em conta o texto de Diádoco : Impassibilidade não consiste em não ser atacado pelos demônios , senão seria melhor até deixar este mundo , como diz o Apóstolo , deixe este mundo (I Coríntios 5.10. ), Consiste a impassibilidade em permanecer firme quando atacado ( XCVIII – 160 ) .
30 . Pratique o silêncio interior como a seguinte máxima: O Abade Isaac estava sentado um dia junto do Abade Poimen ; foi ouvido , em seguida, o canto de um galo. Ele disse, é possível ouvir isso aqui, Abad ? O outro respondeu: ” Isaac , por que me obriga a falar ? Você e os que são como você ouvem esses sons, mas o homem vigilante não se preocupa com isso ( Poimen 107 – caso 245) .
31 . Torne-se um discípulo que sabe ouvir e discernir . Muitas vezes o som manifesta o silêncio. Na verdade, o que importa não é o que chega a nós , mas como nós recebemos.
32 . Permanecer fraco e vulnerável, sem forças , sem amizades comprometedoras, sem acordos ou sem defesas. Em vez de espiritualidades , o Espírito Santo liderar.
33 . Tenha o coração fixo em Deus e sofrimento quando a adversidade vier, ou sofrer qualquer despojamento, ou o que seja , não tenha pena de si mesmo , não guarde na memória a recordação . Passe por cima sobre as misérias deste mundo , respeitando e aceitando o nível de cada coisa.
TERCEIRA PARTE
O Recolhimento
34 . O recolhimento é o essencial desta regra . Se entende por recolhimento, a unificação interior da pessoa na Presença de Deus.
35 . Ainda quando eu não puder, por uma boa razão , não observar qualquer um dos artigos desta regra , esta terceira parte seria suficiente para vive-la.
36 . Viver na Presença de Deus em todo tempo e lugar, submeter-me a Ela.
37 . Esses artigos não se referem , naturalmente,o quanto compete ao Cristão pela sua condição de tal. Pressupõem a vocação à santidade e à união com Deus. Aqui se destaca o recolhimento habitual de receber uma especial vocação para a contemplação e intimidade com o Senhor.
38 . A contemplação consiste em conhecer e aderir a presença de Deus no profundo , na raiz e centro do nosso ser . Tendo em conta que isto é uma Graça , viva dela e a peça constanentemente . Lembre-se o contemplativo não conhece mais ou menos que outros, mas como disse um Cartuxo – “Ele é capaz de extasiar-se com os que os outros passam com indiferença.”
39 . A contemplação não é um caminho de conhecimento, mas um chamado para uma experiência que transcende qualquer caminho ou projeto.
40 . Disponha de um tempo infinito para Deus. Faça diariamente a leitura espiritual .
41 . Se alguma vez estiver em um ambiente adverso, descobrirá que os mais próximos são os mais distantes, converta tudo numa escola de Caridade, e aprenda a transceder do alto ao baixo, as imposições de qualquer lugar.
42 . Não pare de lutar. Seja fiel e constante. Fuja dos labirintos . A luta é sempre saudável. Seja persistente nas provas.
43 . Silêncio e recolhimento . Só Deus basta . Em um coração puro não existem mais dissonâncias nem distâncias com Deus. Esta aberto ao mistério e está de acordo com a Vontade do Pai . O verdadeiro silêncio é próprio de um coração puro,semelhante e unido ao Coração de Deus. Poderá,pois viver em completo silêncio quando descansa , sem hesitação, como uma criança, no próprio Senhor .
44 . O silêncio é , sobretudo,sempre calar para ouvir uma coisa maior. Deixe as suas análises e a avalanche de suas deduções . Permita que o silêncio se manifeste de seu interior. Pode estar muito empenhada com todos os tipos de atividades e, ao mesmo tempo, desfrutar do silêncio , que é a herança da alma e expressão de Deus .
45 . Não cometa agressões nem abusos. Respeite e não se apresse em responder ou intervir em qualquer outra coisa. Olhe com carinho . Tudo está em seu favor.
46 . Livrar-se de tudo o que te prende . Não dependa de pessoas ou situações . Cale as vozes que o levem ao excesso de análises. Busque o seu refúgio e ajuda em Deus. Ela nunca vai decepcionar.
47 . Coração puro . Unificado no Senhor. Vá a Deus por Deus. O próprio Deus é sua vida. Que a invocação do Nome de Jesus lembre, constantemente , a presença do próprio Senhor e sua unidade interna e íntima nEle.
48 . Encontre o mistério do deserto em seu próprio interior.
49 . Qualquer angústia ou prova pode levar , se você quiser , ao Mistério de Cristo.
50 . É próprio do solitário estar com o Senhor na Sua agonia . Oferecer e dedicar as horas e sofrimento consciente de sua fecundidade.”