Vocações e modos de vida- ATUALIZADO!

Essa é uma postagem menor já conhecida pelos seguidores da Página no Facebook porém mais completa. Por isso não será feita divulgações. Somente irá ajudar os seguidores recentes.

É quase o mesmo conteúdo da nota, com alguns complementos:

DIFERENÇAS ENTRE EREMITA, ANACORETA, PENITENTES E BEATOS.

Qual é a diferença entre entre eremita, anacoreta, penitentes e beatos ?
EREMITAS E ANACORETAS-  Não há diferença ! São sinônimos ! Os eremitas sempre são consagrados (públicos ou privados) e tem voto de castidade em regime de celibato, por isso não pode ser casado, mas pode ser viúvo, caso este quiser viver em continência. Vivem sua regra pessoal. O denominador comum é a solidão e o isolamento.
Ir. Gema, eremita diocesana.
O eremita reconhecido como levando vida consagrada pela Igreja Católica Apostólica Romana, é o Eremita DIOCESANO:( vive a solidão e o isolamento de maneira efetiva, sem vida comum, é um professo PÚBLICO e emite os votos mais conhecidos hoje como conselhos evangélicos – CASTIDADE , POBREZA E OBEDIÊNCIA, que é acolhido pelo Bispo) . Todavia o Catecismo da Igreja Católica não faz distinção entre o eremita leigo e o diocesano…

O Eremita “LEIGO” ou INDEPENDENTE, não goza de privilégio canônico como consagrado pois não emite votos públicos, e sim os vive de maneira PRIVADA. Só foram mencionados no Catecismo da Igreja Católica 920-921 e no primeiro parágrafo do cân 603. Porém a Igreja os reconhece como Eremitas que consagram sua vida ao louvor de Deus.
Vivem como os eremitas diocesanos, a mesma vida espiritual, regra pessoal… mas na obediência direta ao diretor espiritual… (mesmo assim sem ter nisso obrigação).
Pode ocorrer de serem acompanhados pelo bispo, mas sem serem incorporados oficialmente na diocese, por falta de eremitérios, estruturas, etc… São na maioria pessoas de idade mais madura.Alguns são professos de ordem terceira, ou são oblatos, outros vivem como donados (voluntário sem votos) em mosteiros.
O EREMITA É CONSIDERADO NO CAMPO DA TRADIÇÃO E DOS ESTUDOS HISTÓRICOS COMO MONGE OU MONJA.
O EREMITISMO NOS ESTUDOS FAZ PARTE DO MONACATO.
ALGUMAS CORRENTES NOVAS VÊ O EREMITISMO E O ANACORETISMO COMO UM MOVIMENTO SEPARADO E PRÓPRIO, LOGO O EREMITA SERIA EREMITA. MAIS OU MENOS COMO O ESTILISMO (QUE ESTUDAREMOS OUTRO MOMENTO).
TODO EREMITA CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO VIVE EM ESTADO DE VIDA CONSAGRADA OU SEJA OBSERVA OS TRÊS CONSELHOS EVANGÉLICOS : CASTIDADE EM CONTINÊNCIA PERFEITA E CELIBATÁRIA, POBREZA DENTRO DA REGRA DE VIDA APROVADA DE CADA UM, E OBEDIÊNCIA: O DIOCESANO AO BISPO, O MONGE AO ABADE OU PRIOR E O LEIGO AO DIRETOR ESPIRITUAL.


Temos muitos santos canonizados que foram eremitas, alguns autônomos e outros monges : São Paulo Eremita que foi o primeiro (autônomo), Santa Rosália (autônoma), Santa Maria Egipcíaca (autônoma),São Nicolau de Flue Eremita (autônomo),  Santa Veridiana (monja), Santa Chelidonia (monja),São Charbel (monge).
 
 
PENITENTES: Existem dois tipos de penitentes: os ordinários e os extraordinários.

Os primeiros dedicam e consagram toda a sua vida a penitências superrogatórias, geralmente vivem em extrema pobreza de esmolas, usam hábitos de tecidos muito grosseiros. Dedicam-se mais que os outros aos jejuns, penitencias corporais (cilícios, disciplinas, dormir no chão, vigílias), e também as penitências espirituais e morais de aceitar todas as humilhações e adversidades. Essas pessoas tem um dom do céu para fazer penitências (nunca para si) mas em reparação dos pecados cometidos pelo mundo inteiro, suprindo o que falta `a paixão de Cristo.

Não são necessariamente religiosos e não são necessariamente solitários, podem viver em comunidades (antigamente as prostitutas convertidas se associavam e faziam conventos de penitentes) e podem até mesmo serem casados,a maioria dos que abraçam este tipo de vida porém são livres de estado.
Os Extraordinários quase não temos na Igreja Romana, são pessoas que fazem penitências fortíssimas apenas no período da semana santa, eles oferecem essas penitências geralmente para sufragarem as almas do purgatório. Durante a semana santa, vestem trajes especiais, andam descalços, carregam a cruz, usam a coroa de espinhos, se flagelam a sangue, carregam pesadas correntes e cilícios por vários quilômetros em espírito de forte penitência e união a paixão de Jesus. Esses penitentes, são leigos comuns, sem votos, e passado esse tempo, retomam suas vidas de modo normal.
Santa Narcisa, Santa Margarida de Cortona, Santa Maria Madalena, São Simão Estilita, Santa Maria ou Emília do Egito, São Serafim de Sarov,São Pedro de Alcântara e inúmeros outros foram penitentes, além de outras vocações de acréscimo pois pode-se ser penitente e religioso, eremita, mãe de família, etc.
BEATOS: Mais raros no mundo de hoje, são os beatos, a característica principal do beato é o laicismo. Ele é um perfeito leigo piedoso, mas sua vida é permeada de devoções. O Beato se veste como religioso,mas não reza a Liturgia das horas, não é desleixo, é um leigo, desconhecedor completo do que se passa em um mosteiro. O beato também faz apenas o voto de castidade. Ele não tem voto de pobreza e nem de obediência.Não vive nem sequer na obediência de um diretor. Vive conforme suas devoções, e como o Espírito Santo o inspira.
O beato não tem uma regra de vida, é uma alma livre.
(“Beata Maria” de Araújo- Serva de Deus que viveu como Beata no Nordeste)
Não vive em solidão, faz literalmente o que quer. Pode-se viver associado, o que antigamente se chamava de beatério, que era uma espécie de pensão de moças que viviam sem regra. Algumas se santificavam, mas também os beatérios foram criticados por muitos sacerdotes e bispos por relaxamento…
Também havia beatos homens, mas seu número era bem inferior, já que os homens são privilegiados com o dom do sacerdócio…
No mundo de hoje quase não temos beatos, porque a mentalidade da Igreja é muito diferente, mais secularizada, não se sente necessidade de estar separado do mundo para viver só para Deus…
Os beatos geralmente eram de classe pobre, e logicamente pessoas que talvez não foram aceitos ou não se animaram a ingressar no convento devido o dote exigido naquele tempo, talvez também pela precariedade em que viviam não tinham saúde suficiente…Por se tratar de uma vocação um tanto solta e imperfeita quase não temos notícias de santos canonizados que viveram como beatos, tenho conhecimento de Santa Clara de Montefalco que viveu muitos anos como beata, mas depois seu beatério assumiu a regra agostiniana nas mãos do novo bispo de sua diocese. Temos também a Serva de Deus Maria Eugênia aqui no nosso Brasil, que pode ser uma boa representante.

 

Foto ilustrativa de uma beata
De todas essas vocações acima apenas a eremítica tem reconhecimento oficial pela Igreja Católica Apostólica Romana atualmente, se o eremita professar publicamente os votos nas mãos do Bispo ou de seu superior legítimo,é reconhecido como consagrado, porém pode ser também eremita autônomo. As demais mencionadas tem apenas um reconhecimento histórico, mas alguns se arriscam!
ABAIXO OUTROS ESCLARECIMENTOS:

FREI, FRADE, FRATER,IRMÃO: Vivem em comunidade, podem ter membros ordenados.Pertencem a um Instituto Religioso- Fazem apostolado.Moram nos conventos ou casas paroquiais. Muitos já não usam o hábito ou usam de maneira parcial.

FREIRA: A freira vive em comunidade nos conventos,ou em casas de missão ( hospitais, escolas, asilos, orfanatos etc)  e pertencem a um Instituto Religioso, hoje algumas de Instituto secular também vivem praticamente como freiras – Fazem apostolado.Nem todas usam hábitos.

Freiras
 MONGE – MONJA: Vivem vida contemplativa (já não fazem apostolado) em clausura nos mosteiros ( Cenobítica-comunitária ou semi-eremítica: comunitário apenas em alguns momentos e semanalmente).
O Eremita MONGE (VIDA SEMI-EREMÍTICA), já faz parte juridicamente de um instituto religioso, e é obrigado a algumas atividades de vida comum ainda que poucas ( santa missa, Matinas e Laudes, Vésperas, refeitório comum e recreios ao menos aos domingos etc. Também são professos públicos vivem a regra do instituto e estão na obediência do superior).EX.:Cartuxos, Camaldulenses, monjas de Belém, alguns ramos da Ordem Carmelita, etc.
 


Não irei mencionar santos e santas religiosos por serem mais conhecidos por todo povo de Deus e sim das vocações mais raras.

ORDEM DAS VIRGENS CONSAGRADAS: Se diz ordem mas na verdade é sempre uma leiga consagrada da Igreja, como o nome diz que faz o voto solene público (nas mãos do Bispo ou de seu representante) de virgindade para sempre. Reza a Liturgia das horas, mas sua vida é dentro do mundo e na sociedade, não são consideradas religiosas, por isso se vestem com roupas seculares, embora desde o princípio do Cristianismo as Virgens consagradas sempre se vestiam com as roupas seculares de seu tempo, apenas no dia da consagração usavam branco.Podem ser associadas como confraria, não vivem juntas. A Venerável e grande mística Marthe Robin foi virgem consagrada e também outra grande mística a Beata Alexendrina, também foi virgem consagrada.

                                                                                                                         (Beata Alexandrina)
                                                                                                         (Uma virgem consagrada contemporânea)
VIÚVA CONSAGRADA: É uma viúva consagrada da Igreja, faz voto de castidade e continência, estas também seriam voventes públicas. Vivem também no mundo.Não são consideradas religiosas, usam roupas seculares.
As viúvas ou viúvos porém são livres para serem religiosos em institutos sendo homens podem chegar até mesmo a serem sacerdotes.  Muitos santos se consagraram a Deus na viuvez e foram fundadores de institutos, a Santa viúva mais popular é Santa Rita de Cássia. Santos Viúvos temos São Francisco Borja e São Nicolau que inclusive foi eremita. Há na verdade muitos outros !
Porém essa viuvez consagrada seria no mundo, e as santas que temos conhecimento ou tinham votos privados ou eram de ordens terceiras. 
                                                                                                              (Consagração de uma viúva)

LEIGO CONSAGRADO (A) DE ORDEM TERCEIRA : São leigos que se incorporam em Ordens oficiais como leigos e fazem sua consagração vivendo no mundo.Vivem uma regra própria para leigos dentro da espiritualidade da Ordem. Alguns são chamados também de oblatos. As ordens em geral são : Beneditinos, Dominicanos, Franciscanos, Carmelitas etc. Porém muitas congregações recentes estão admitindo leigos consagrados como a Lumen Dei e os Legionários de Cristo.
ESSA VOCAÇÃO É PARA TODO POVO DE DEUS, NÃO OBRIGA O CELIBATO.
 Antigamente esses leigos vestiam o hábito da ordem com algumas mudanças, costume que infelizmente caiu em desuso (talvez eram confundidos com religiosos) .Há de alguns que têm licença do superior geral para usar o hábito. Santa Catarina de Sena e Santa Rosa de lima foram de ordens terceiras dos Dominicanos, Beata Ângela de Foligno e Santa Margarida de Cortona ambas viúvas foram leigas terceiras da Ordem Franciscana. São inúmeros os santos e santas que fulguram nas ordens terceiras.
 Nada impede que um consagrado de ordem terceira seja eremita (desde que solteiro-a ou viúvo-a) , ou penitente.
                                                                             
DONATOS: São leigos que se oferecem como voluntários em Mosteiros e podem morar nele sem fazer votos. Eu conheci pessoalmente duas donatas carmelitas, hoje uma já falecida.E convivi com mais outra no Sul que vive na clausura sem votos, porém como já é muito idosa, foi concedido o hábito e o véu de professa para morrer em paz.
 Usam roupas semelhantes a dos postulantes, e ficam a serviço do mosteiro, com alguns momentos de oração pessoal. Moram geralmente na portaria do convento e são pessoas que deixam o mundo, não voltam mais para casa.
 São Martinho de Lima foi donato da ordem dos Dominicanos por alguns anos, Santa Narcisa viveu os últimos anos de sua vida como donata em um convento.
 Infelizmente devido ao espírito modernista e de muita desconfiança dos mosteiros, quase não há donatos…
Outra causa da falta de donatos é que os mosteiros preferem receber vocações, e a vocação do donato seria algo muito mais simples, do que a intensa vida monástica que um enorme noviciado exige…
 A ordem Cartuxa os admite oficialmente ! Um donato, faz uma espécie de promessa como vínculo sagrado, e este não pode mais ser demitido.Vive sua vocação simples de ajudante e voluntário.
(Essa vocação só é reconhecida nos Direitos próprios de cada Ordem ou Instituto, ou conforme as decisões internas mediante o consenso capitular, não tem porém reconhecimento canônico).
                                                                                                               (Foto apenas ilustrativa)
                                                                                                     
                           (Santa Narcisa, mística, virgem e penitente. Viveu seus útimos anos como donata em um convento)

LEIGO DE VOTOS PRIVADOS- JÁ EXPLICADO NO POST ANTERIOR. É um leigo ou eremita que faz votos privados dos conselhos evangélicos. Pode-se  acrescentar outros votos e propósitos de perfeição.Temos como exemplo: Santa Narcisa (viveu seus ultimos anos como donada em um convento) , Santa Mariana de Jesus Paredes,e Santa Gemma Galgani embora Santa Mariana fosse mais uma religiosa autônoma, não era bem eremita pois quase não vivia em solidão, e fazia muito apostolado.(Essa vocação não é reconhecida canonicamente).


                                                              (Santa Gemma leiga de votos privados, viveu o carisma Passionista)

                                                                                

                                                              (Santa Mariana de Jesus Paredes- Religiosa autônoma e Penitente)

PEREGRINOS OU ANDARILHOS: São leigos que fazem a resolução de não ter morada fixa e andam o mundo a fora “errantes” em grande pobreza fazendo disso uma experiência de Deus. Vivem de empregos temporários ou até mesmo chegam a mendigar e tem como lema imitar a vida itinerante de Cristo que não tinha onde repousar a cabeça. Muitas das vezes são pessoas livres de estado. Sofrem muito no mundo de hoje com o preconceito e exclusão social.
Há uma pequena diferença entre ser peregrino e andarilho. O peregrino viaja a pé para lugares santos. O andarilho já viaja a pé pelo mundo de Deus, vivendo dessa maneira. Pode ser que todo peregrino seja andarilho, mas nem todo andarilho seja peregrino…
Todavia há no Martirológio grandes santos que viveram como peregrinos, alguns temporariamente até os desígnios de Deus pedirem outra coisa. Quem assim viveu por um tempo foi São João de Deus e também Santo Aleixo, há ainda muitos outros santos ! É um modo de vida próprio para os homens, pode haver mulheres andarilhas, mas nesse mundo péssimo de hoje, não seria prudente…
O peregrino mais famoso na atualidade é o peregrino Russo, devido a seus relatos muito profundos e interessantes (Essa vocação não é reconhecida canonicamente).
NÔMADES DIGITAIS
Esse é o modo de vida mais atual e começou nesse nosso século XXI! Os nômades digitais são pessoas que vivem de negócios totalmente online e por isso podem viver viajando para qualquer lugar do mundo!
Em sua maioria são pessoas jovens solteiras ou casais sem filhos ( digo claramente que me oponho abertamente a esse estilo de vida para casais, pois os que assim vivem usam contraceptivos para não gerar os filhos e isso é contra a doutrina Católica! O Matrimônio foi criado por Deus para a geração da família e não para ter uma vida leviana, irresponsável e egoísta! A exceção seria se o casal é infértil.) 
Os nômades digitais podem viver morando em hotéis, apartamentos alugados com contrato mais flexível. Em geral ficam em um país de três meses a um ano, podendo é claro renovar o visto do passaporte quando desejarem.
 
Esse estilo de vida pode favorecer muito os eremitas autônomos e seculares solteiros pois ficam livres financeiramente gerando uma renda passiva, e podem viajar o mundo evangelizando e peregrinando! 
Os eremitas peregrinos foram muito criticados na antiguidade, apesar de muitos terem sido canonizados!  Hoje temos um mundo mais globalizado e um eremita poderia viver assim sem nenhum problema, desde que observando a lei de Deus, da Igreja, sua regra e mantendo contato com seu diretor espiritual ocasionalmente por e-mail, skype, ou outros recursos de comunicação.
Os nômades digitais em geral vivem a filosofia minimalista, que consiste numa vida simples, frugal e tendo poucas coisas. Toda vida material deles deve ser portátil e caber numa mala de mão e numa mochila! Pode-se e deve -se ter bons equipamentos de trabalho, já que vivem disso, porém nada de luxo, nada de consumismo. Compram apenas o necessário!
Hoje existem muitos cursos a escolha para quem deseja criar o seu negócio online,você encontra em uma simples busca no Google, os cursos variam de 500 a 5000 reais! Porém faça um curso pago, com informações gratuitas você não vai progredir…
O nomadismo digital pode ser vivido de duas formas: Total e parcial
O Total – Vive-se realmente como nômade conforme descrito acima, sem ter residência fixa. 
O Parcial– São pessoas que viajam a médio prazo, não menos que quatro meses e não mais que 6. E passam o restante do ano em suas residências. Algumas enfrentam empregos convencionais e quando conseguem uma certa quantia de dinheiro, pedem demissão e vão viajar, depois retornam a sua vida comum. Lembrando que isso convêm a pessoas solteiras e livres.
  Vou deixar umas dicas antes de você sair por aí na sua aventura de eremita e nômade digital:
* Um negócio online não tem retorno rápido e leva cerca de dois anos até ficar realmente sólido! Por isso só se aventure a ser um nômade digital depois que seu negócio estiver consolidado.
* Não deixe seu emprego, você vai precisar de dinheiro para manter o seu negócio até você começar a vender todos dias e aí sim viver apenas disso.
* Aprenda Inglês! Essa é a língua mais falada no mundo e vai te dar muitas oportunidades para expandir seu negócio também no exterior e assim ganhar em dólar e euro.Quase todos os hotéis e aeroportos tem funcionários que falam inglês para te orientar em caso de você estar perdido, ter sofrido furtos ou desejar uma simples informação.
Sem Inglês fluente não recomendo que se viva como nômade digital, vai fazer muita falta!!!
* Sempre viaje para o exterior com seguro de saúde! Os atendimentos de saúde no exterior custam muito caro, por isso antes de viajar sempre opte por comprar o seguro de saúde! Você pode sofrer um acidente pequeno mas que vão te cobrar uma fortuna se precisar de assistência médica. Há muitas informações na internet sobre isso ! Basta fazer uma busca!
(Essa vocação e modo de vida não é reconhecida oficialmente pela Igreja)

Copyright © Irmã Gema da Misericórdia Divina Todos os direitos reservados