Essa é uma postagem menor já conhecida pelos seguidores da Página no Facebook porém mais completa. Por isso não será feita divulgações. Somente irá ajudar os seguidores recentes.
DIFERENÇAS ENTRE EREMITA, ANACORETA, PENITENTES E BEATOS.
O Eremita “LEIGO” ou INDEPENDENTE, não goza de privilégio canônico como consagrado pois não emite votos públicos, e sim os vive de maneira PRIVADA. Só foram mencionados no Catecismo da Igreja Católica 920-921 e no primeiro parágrafo do cân 603. Porém a Igreja os reconhece como Eremitas que consagram sua vida ao louvor de Deus.
Vivem como os eremitas diocesanos, a mesma vida espiritual, regra pessoal… mas na obediência direta ao diretor espiritual… (mesmo assim sem ter nisso obrigação).
Pode ocorrer de serem acompanhados pelo bispo, mas sem serem incorporados oficialmente na diocese, por falta de eremitérios, estruturas, etc… São na maioria pessoas de idade mais madura.Alguns são professos de ordem terceira, ou são oblatos, outros vivem como donados (voluntário sem votos) em mosteiros.
O EREMITA É CONSIDERADO NO CAMPO DA TRADIÇÃO E DOS ESTUDOS HISTÓRICOS COMO MONGE OU MONJA.
TODO EREMITA CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO VIVE EM ESTADO DE VIDA CONSAGRADA OU SEJA OBSERVA OS TRÊS CONSELHOS EVANGÉLICOS : CASTIDADE EM CONTINÊNCIA PERFEITA E CELIBATÁRIA, POBREZA DENTRO DA REGRA DE VIDA APROVADA DE CADA UM, E OBEDIÊNCIA: O DIOCESANO AO BISPO, O MONGE AO ABADE OU PRIOR E O LEIGO AO DIRETOR ESPIRITUAL.
Os primeiros dedicam e consagram toda a sua vida a penitências superrogatórias, geralmente vivem em extrema pobreza de esmolas, usam hábitos de tecidos muito grosseiros. Dedicam-se mais que os outros aos jejuns, penitencias corporais (cilícios, disciplinas, dormir no chão, vigílias), e também as penitências espirituais e morais de aceitar todas as humilhações e adversidades. Essas pessoas tem um dom do céu para fazer penitências (nunca para si) mas em reparação dos pecados cometidos pelo mundo inteiro, suprindo o que falta `a paixão de Cristo.
Santa Narcisa, Santa Margarida de Cortona, Santa Maria Madalena, São Simão Estilita, Santa Maria ou Emília do Egito, São Serafim de Sarov,São Pedro de Alcântara e inúmeros outros foram penitentes, além de outras vocações de acréscimo pois pode-se ser penitente e religioso, eremita, mãe de família, etc.
FREI, FRADE, FRATER,IRMÃO: Vivem em comunidade, podem ter membros ordenados.Pertencem a um Instituto Religioso- Fazem apostolado.Moram nos conventos ou casas paroquiais. Muitos já não usam o hábito ou usam de maneira parcial.
FREIRA: A freira vive em comunidade nos conventos,ou em casas de missão ( hospitais, escolas, asilos, orfanatos etc) e pertencem a um Instituto Religioso, hoje algumas de Instituto secular também vivem praticamente como freiras – Fazem apostolado.Nem todas usam hábitos.
O Eremita MONGE (VIDA SEMI-EREMÍTICA), já faz parte juridicamente de um instituto religioso, e é obrigado a algumas atividades de vida comum ainda que poucas ( santa missa, Matinas e Laudes, Vésperas, refeitório comum e recreios ao menos aos domingos etc. Também são professos públicos vivem a regra do instituto e estão na obediência do superior).EX.:Cartuxos, Camaldulenses, monjas de Belém, alguns ramos da Ordem Carmelita, etc.
Não irei mencionar santos e santas religiosos por serem mais conhecidos por todo povo de Deus e sim das vocações mais raras.
ORDEM DAS VIRGENS CONSAGRADAS: Se diz ordem mas na verdade é sempre uma leiga consagrada da Igreja, como o nome diz que faz o voto solene público (nas mãos do Bispo ou de seu representante) de virgindade para sempre. Reza a Liturgia das horas, mas sua vida é dentro do mundo e na sociedade, não são consideradas religiosas, por isso se vestem com roupas seculares, embora desde o princípio do Cristianismo as Virgens consagradas sempre se vestiam com as roupas seculares de seu tempo, apenas no dia da consagração usavam branco.Podem ser associadas como confraria, não vivem juntas. A Venerável e grande mística Marthe Robin foi virgem consagrada e também outra grande mística a Beata Alexendrina, também foi virgem consagrada.
As viúvas ou viúvos porém são livres para serem religiosos em institutos sendo homens podem chegar até mesmo a serem sacerdotes. Muitos santos se consagraram a Deus na viuvez e foram fundadores de institutos, a Santa viúva mais popular é Santa Rita de Cássia. Santos Viúvos temos São Francisco Borja e São Nicolau que inclusive foi eremita. Há na verdade muitos outros !
Porém essa viuvez consagrada seria no mundo, e as santas que temos conhecimento ou tinham votos privados ou eram de ordens terceiras.
ESSA VOCAÇÃO É PARA TODO POVO DE DEUS, NÃO OBRIGA O CELIBATO.
Antigamente esses leigos vestiam o hábito da ordem com algumas mudanças, costume que infelizmente caiu em desuso (talvez eram confundidos com religiosos) .Há de alguns que têm licença do superior geral para usar o hábito. Santa Catarina de Sena e Santa Rosa de lima foram de ordens terceiras dos Dominicanos, Beata Ângela de Foligno e Santa Margarida de Cortona ambas viúvas foram leigas terceiras da Ordem Franciscana. São inúmeros os santos e santas que fulguram nas ordens terceiras.
Nada impede que um consagrado de ordem terceira seja eremita (desde que solteiro-a ou viúvo-a) , ou penitente.
Usam roupas semelhantes a dos postulantes, e ficam a serviço do mosteiro, com alguns momentos de oração pessoal. Moram geralmente na portaria do convento e são pessoas que deixam o mundo, não voltam mais para casa.
Infelizmente devido ao espírito modernista e de muita desconfiança dos mosteiros, quase não há donatos…
Outra causa da falta de donatos é que os mosteiros preferem receber vocações, e a vocação do donato seria algo muito mais simples, do que a intensa vida monástica que um enorme noviciado exige…
A ordem Cartuxa os admite oficialmente ! Um donato, faz uma espécie de promessa como vínculo sagrado, e este não pode mais ser demitido.Vive sua vocação simples de ajudante e voluntário.
(Essa vocação só é reconhecida nos Direitos próprios de cada Ordem ou Instituto, ou conforme as decisões internas mediante o consenso capitular, não tem porém reconhecimento canônico).
(Santa Narcisa, mística, virgem e penitente. Viveu seus útimos anos como donata em um convento)
LEIGO DE VOTOS PRIVADOS- JÁ EXPLICADO NO POST ANTERIOR. É um leigo ou eremita que faz votos privados dos conselhos evangélicos. Pode-se acrescentar outros votos e propósitos de perfeição.Temos como exemplo: Santa Narcisa (viveu seus ultimos anos como donada em um convento) , Santa Mariana de Jesus Paredes,e Santa Gemma Galgani embora Santa Mariana fosse mais uma religiosa autônoma, não era bem eremita pois quase não vivia em solidão, e fazia muito apostolado.(Essa vocação não é reconhecida canonicamente).
(Santa Gemma leiga de votos privados, viveu o carisma Passionista)
–
PEREGRINOS OU ANDARILHOS: São leigos que fazem a resolução de não ter morada fixa e andam o mundo a fora “errantes” em grande pobreza fazendo disso uma experiência de Deus. Vivem de empregos temporários ou até mesmo chegam a mendigar e tem como lema imitar a vida itinerante de Cristo que não tinha onde repousar a cabeça. Muitas das vezes são pessoas livres de estado. Sofrem muito no mundo de hoje com o preconceito e exclusão social.