TIPOS DE EREMITAS- RESUMO

ATENÇÃO:  CONFORME AS NOVAS NORMAS DE SUA SANTIDADE O PAPA FRANCISCO, EM 2018, MONGE E MONJA SÃO NOMES DADOS APENAS A RELIGIOSOS DE CLAUSURA PAPAL NA VIDA CENOBÍTICA, RATIFICO QUE NOS ARTIGOS QUE SE REFEREM A EREMITAS COMO MONGES, FAVOR DESCONSIDERAR, EREMITAS SÃO RELIGIOSOS DIOCESANOS, OU APENAS EREMITAS SE FOREM AUTÔNOMOS OU COM VÍNCULOS A MOSTEIROS.

O eremita reconhecido como levando vida consagrada pela Igreja Católica Apostólica Romana, é o Eremita DIOCESANO: ( vive a solidão e o isolamento de maneira efetiva, sem vida comum, é um professo PÚBLICO e emite os votos mais conhecidos hoje como conselhos evangélicos – CASTIDADE , POBREZA E OBEDIÊNCIA, ou vínculos sagrados -votos próprios conforme a regra-acolhido pelo Bispo) . Todavia o Catecismo da Igreja Católica não faz distinção entre o eremita leigo e o diocesano...
O Eremita MONGE (VIDA SEMI-EREMÍTICA), já faz parte juridicamente de um instituto religioso, e é obrigado a algumas atividades de vida comum ainda que poucas ( santa missa, Matinas e Laudes, Vésperas, refeitório comum e recreios ao menos aos domingos etc. Também são professos públicos vivem a regra do instituto e estão na obediência do superior). EX.: Cartuxos, Camaldulenses, monjas e monges de Belém, alguns ramos da Ordem Carmelita, etc.
O Eremita “LEIGO” ou INDEPENDENTE, não goza de privilégio canônico como consagrado pois não emite votos públicos, e sim os vive de maneira PRIVADA. Só foram mencionados no Catecismo da Igreja Católica 920-921 e no primeiro parágrafo do cân. 603. Porém a Igreja os reconhece como Eremitas que consagram sua vida ao louvor de Deus.
Vivem como os eremitas diocesanos, a mesma vida espiritual, regra pessoal… mas na obediência direta ao diretor espiritual… (mesmo assim sem ter nisso obrigação).
Pode ocorrer de serem acompanhados pelo bispo, mas sem serem incorporados oficialmente na diocese, por falta de eremitérios, estruturas, etc… São na maioria pessoas de idade mais madura. Alguns são professos de ordem terceira, ou são oblatos, outros vivem como donatos (voluntário sem votos) em mosteiros.

A VIDA EREMÍTICA É PARA AMBOS OS SEXOS, DE PREFERÊNCIA PESSOAS LIVRES DE ESTADO (SOLTEIROS SEM FILHOS OU VIÚVOS COM FILHOS JÁ INDEPENDENTES FINANCEIRAMENTE) RECOMENDO NÃO MUITO JOVENS, DEVEM TER SÓLIDA MATURIDADE HUMANA E ESPIRITUAL.
O EREMITA É CONSIDERADO NO CAMPO DA TRADIÇÃO E DOS ESTUDOS HISTÓRICOS COMO MONGE OU MONJA.O EREMITISMO NOS ESTUDOS FAZ PARTE DO MONACATO.
TODO EREMITA CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO VIVE EM ESTADO DE VIDA CONSAGRADA OU SEJA OBSERVA OS TRÊS CONSELHOS EVANGÉLICOS : CASTIDADE EM CONTINÊNCIA PERFEITA E CELIBATÁRIA, POBREZA DENTRO DA REGRA DE VIDA APROVADA DE CADA UM, E OBEDIÊNCIA: O DIOCESANO AO BISPO, O MONGE AO ABADE OU PRIOR E O LEIGO AO DIRETOR ESPIRITUAL.

Para conhecer mais a vida eremítica acesse: vocação eremítica